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Você sente que o crescimento do seu escritório está refém das indicações do “boca a boca”?
Um mês o faturamento surpreende…
No outro, a agenda vazia traz aquela sensação de incerteza sobre o futuro.
Se essa montanha-russa financeira soa familiar, saiba que existe uma forma de assumir o controle.
Imagine acordar e, em vez de esperar o telefone tocar, encontrar na sua caixa de entrada uma oportunidade real: uma pessoa com um problema jurídico claro, que já entendeu que precisa de um advogado e está pronta para conversar.
Este cenário tem um nome: lead jurídico.
É uma estratégia poderosa que pode alavancar a sua carteira de clientes.
Ainda não conhece muito do assunto? Pode relaxar!
Aqui no post você vai entender de uma vez por todas o que é um lead e como ele pode ser o que faltava para o crescimento do seu escritório.
Ah, e aqui vai um spoiler de uma super novidade que vai revolucionar a sua advocacia:
Vem entender mais sobre como os leads jurídicos são a solução que o seu escritório precisa!
Imagine um cliente ideal batendo na porta do seu escritório…
Ele não apenas tem um problema jurídico, mas já reconhece que precisa de um advogado e está em busca de uma solução.
Podemos chamar esse cliente de lead jurídico.
Um lead jurídico é um potencial cliente que demonstrou interesse genuíno em contratar um advogado para resolver uma demanda jurídica específica.
Não se trata de uma pessoa aleatória, mas de alguém que, através de uma busca ativa, indicou que precisa de ajuda para resolver um problema legal e forneceu suas informações de contato para isso.
Esse interesse em contratar serviços advocatícios pode se manifestar de diversas formas, como:
O lead jurídico já possui a consciência de que precisa de um advogado e isso aumenta muito a chance dele se tornar seu cliente.
Agora que o conceito de lead já ficou claro, no próximo tópico você vai entender melhor qual é a função dele.
Se um lead jurídico é um cliente em potencial, sua função principal é bastante clara: se tornar um cliente efetivo.
Mas o papel que ele desempenha na estratégia de um escritório de advocacia é muito mais profundo e funciona como um verdadeiro motor para o crescimento do negócio.
Existem 3 funções estratégicas de um lead para um escritório de advocacia:
Bora falar sobre cada uma delas!
A função mais imediata de um lead é ser o ponto de partida.
Ele é a matéria-prima da prospecção.
Ele representa a transição da advocacia passiva, que apenas espera por indicações, para uma advocacia ativa e protagonista do seu próprio crescimento.
Tradicionalmente, muitos escritórios crescem com base em uma carteira de clientes e na indicação boca a boca.
Embora valiosa, essa estratégia tem uma limitação crucial: a imprevisibilidade.
Você não controla quando uma indicação vai chegar, de quem ela vai vir ou se vai ter um real potencial de virar cliente.
O lead jurídico quebra essa dinâmica, de forma que possibilita que o advogado seja encontrado no exato momento em que alguém precisa de ajuda.
A segunda função do lead é ser o combustível que alimenta o funil de vendas do escritório.
O lead chega até você como um contato, depois você precisa entender a fundo a dor daquela pessoa e construir uma relação de confiança.
Este processo transforma um simples interessado em um cliente efetivo.
Ao fazer isso de forma consistente, ele gera a tão sonhada previsibilidade financeira na advocacia.
Cada lead que entra em contato com seu escritório é mais do que uma oportunidade de negócio.
Ele é uma fonte de inteligência de mercado em tempo real.
A terceira função do lead é atuar como uma bússola que aponta para onde a demanda jurídica está se movendo.
Ao analisar o conjunto de leads que um escritório recebe, é possível ter percepções super valiosas sobre as tendências do mercado jurídico.
Agora que você já entendeu as 3 funções estratégicas de um lead jurídico dentro de um escritório, é natural surgir a seguinte dúvida: qual será a diferença entre um lead e um cliente?
Você vai descobrir agora!
O lead jurídico é o ponto de partida, o contato inicial.
É uma pessoa que demonstrou interesse em seus serviços advocatícios, mas ainda não estabeleceu um vínculo contratual.
Ele está no topo ou no meio do seu funil de vendas, em uma fase de avaliação e descoberta.
Pense no lead como alguém que bateu à porta do seu escritório.
Ele sabe que tem um problema e acredita que você tenha a solução, mas ainda está analisando, comparando e decidindo se vai entrar.
Já o cliente é o resultado final bem sucedido do seu funil de vendas.
O cliente é o lead que passou por todo o seu processo de atendimento, tirou suas dúvidas, sentiu confiança na sua expertise e assinou o contrato de honorários.
O cliente é a pessoa que não apenas entrou no seu escritório, ele sentou no sofá, expôs seu caso e fechou um contrato.
Percebeu a diferença entre um lead e um cliente?
Saber exatamente em que etapa cada pessoa está faz toda a diferença na hora de pensar suas ações de prospecção, atendimento e fechamento de negócio.
Agora que isso ficou claro, vem a próxima pergunta, que é essencial:
Por que o lead jurídico é tão importante para um escritório de advocacia?
Spoiler: ele é um dos pilares do crescimento na advocacia moderna.
Vem entender como os leads jurídicos podem transformar sua forma de atrair e conquistar clientes.
Não dá mais para depender só de indicações boca a boca.
A melhor forma de expandir a carteira de clientes (e o lucro do escritório) é investindo em leads jurídicos.
Investir em uma estratégia de geração de leads não é apenas uma forma de conseguir mais contatos, mas uma necessidade para o crescimento de um escritório de advocacia.
Olha só a importância de ter leads jurídicos no seu escritório:
Vem entender melhor sobre cada um desses benefícios.
Aumentar a carteira de clientes é o benefício mais direto.
Um fluxo constante de leads qualificados significa um fluxo constante de oportunidades reais para fechar novos contratos.
Ou seja, um lead jurídico traz previsibilidade de prospecção de clientes.
Ao ter um sistema para atrair leads, você cria um fluxo contínuo de oportunidades para o seu escritório, em vez de simplesmente esperar por indicações.
As estratégias usadas para gerar leads (como marketing de conteúdo e anúncios) posicionam seu nome ou o do seu escritório como autoridade em determinadas áreas.
E isso fortalece sua marca no mundo digital.
Em vez de depender só de indicações, você cria um processo comercial estruturado, o famoso funil de vendas.
Um funil de vendas otimizado garante que você use o tempo e esforço nas oportunidades mais promissoras.
Saber quantos leads você recebe por mês permite projetar quantos novos casos seu escritório pode fechar.
Leads qualificados, como os que passam por uma triagem prévia, estão aquecidos.
Eles já sabem que têm um problema e buscam uma solução.
Isso torna o processo de convencimento muito mais eficiente e aumenta suas chances de fechar o contrato.
Agora que você já entendeu por que os leads jurídicos são essenciais para fazer seu escritório crescer de forma estruturada, vem a pergunta que vale ouro:
Ceci, como atrair esses leads na prática?
Bom, é preciso saber escolher a estratégia certa para a sua realidade.
No próximo tópico, você vai conhecer as 3 principais formas de captar leads jurídicos e descobrir qual delas faz mais sentido para o seu escritório.
Entender como encontrar e atrair potenciais clientes é uma habilidade essencial na advocacia.
A captação de leads é a resposta para essa demanda, mas existem diversas maneiras de gerar leads.
Olha só quais são as 4 principais estratégias de captação de leads:
Bora falar sobre cada uma delas.
Esta é uma estratégia de médio a longo prazo.
Ela consiste em criar conteúdos relevantes que respondam às dúvidas do seu público-alvo.
Existem vários tipos de conteúdo que você pode criar, como:
Com a utilização de técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), o conteúdo que você produz é encontrado no Google por pessoas que buscam ativamente por esses temas, gerando leads de forma orgânica.
Aqui os leads chegam de forma mais lenta e não dá para prever quando eles vão chegar.
A segunda estratégia é de curto prazo e traz resultados um pouco mais rápidos que a anterior.
O marketing pago utiliza plataformas como Google Ads para criar anúncios altamente segmentados que aparecem diretamente para o público com o perfil desejado.
Por exemplo, um anúncio sobre “direitos em caso de acidente de trabalho” exibido para trabalhadores de uma determinada região.
Ao fazer isso, você capta os leads através dos anúncios de uma forma mais rápida que no marketing de conteúdo.
Acontece que a velocidade de captação não garante a qualidade dos leads.
É muito comum que, sem o gerenciamento adequado de campanhas e um processo de qualificação, a maioria dos leads gerados não esteja pronta pra fechar negócio.
Isso pode culminar em um alto investimento em anúncios com baixo retorno, gerando frustração.
A contratação de uma agência especializada em captação de clientes também pode ser uma opção.
Com essa estratégia, você delega toda a responsabilidade de gerar leads para profissionais que entendem as melhores táticas e ferramentas do mercado.
As agências de marketing digital focadas no setor jurídico têm conhecimento sobre as necessidades e peculiaridades desse mercado, além de utilizarem campanhas pagas e estratégias de SEO de forma otimizada.
Isso significa que você poderá alcançar rapidamente o público certo, sem precisar investir seu tempo na gestão das campanhas.
Porém, essa estratégia pode gerar um custo bem alto e as agências que cobram mais barato podem não saber fazer o marketing jurídico dentro das normas éticas da OAB, o que pode gerar problemas para o seu escritório.
Então, vem conhecer a quarta estratégia, que é a mais prática e eficaz para quem quer resultados rápidos e sem complicação.
Bom, se você não tem aptidão ou não tem tempo para atuar e investir no marketing pago, pode relaxar.
Com a terceira estratégia você não precisa mais se preocupar com isso.
Uma assinatura de leads jurídicos é a solução para advogados que desejam os resultados dos anúncios pagos sem precisar gerenciar as campanhas ou a facilidade de uma agência de marketing jurídico sem o alto custo.
E agora vem uma notícia que vai te deixar com os olhos brilhando… 🤩
Você sabe que o Cálculo Jurídico gosta de facilitar tudo para você e te dar as melhores ferramentas para exercer a advocacia com maestria.
Pensando nisso, acabamos de lançar uma Assinatura de Leads Jurídicos do CJ!
Você não precisa mais se preocupar com a captação de leads… O CJ faz isso por você!
Gostou da novidade?!
No próximo tópico você vai descobrir exatamente como funciona a nova Assinatura de Leads Jurídicos do CJ.
Chegou no Cálculo Jurídico uma novidade que vai transformar a forma como você capta clientes: a Assinatura de Leads Jurídicos do CJ!
Ela conecta você a pessoas que já estão em busca de um advogado.
Os contatos (leads) são filtrados e enviados de acordo com as preferências do seu perfil.
São oportunidades reais de novos clientes, entregues direto dentro do Lead Jurídico, segmentadas por área de atuação e localização.
Com a assinatura, você também tem acesso ao suporte estratégico para aumentar a conversão de clientes.
Legal né?
Agora que você já entendeu como funciona a Assinatura de Leads Jurídicos do CJ, pode estar se perguntando:
Mas de onde vêm esses leads? Como o sistema encontra essas pessoas interessadas?
A resposta envolve uma estratégia digital poderosa.
Vem entender agora como o CJ capta esses leads jurídicos qualificados e entrega só os que realmente têm potencial de virar cliente.
A captação de leads no CJ é toda feita utilizando técnicas de Marketing Jurídico Digital.
O CJ cria anúncios altamente segmentados com o objetivo de atingir um público interessado em uma ação específica.
Através desse anúncio, o lead entra em contato direto com o CJ e aí começa o processo de qualificação desse lead.
Os interessados passam por uma triagem, que avalia se aquele contato tem real potencial para iniciar uma ação judicial ou administrativa.
Se a resposta for não, o lead é considerado “desqualificado”.
Se sim, ele vira um “lead qualificado” e pode ser enviado para você!
Tudo isso parece simples, mas é fruto de uma estratégia bem estruturada.
Veja este vídeo para entender exatamente como funciona este processo de prospecção e qualificação:
Ah, e na assinatura você pode escolher quais tipos de ações vai receber.
Olha só que legal!
A Assinatura de Leads Jurídicos do CJ fornece contatos para as seguintes ações:
Você tem total liberdade para escolher quais causas deseja atender.
Dá até para limitar sua assinatura a apenas uma área, se quiser.
Além de escolher a área de atuação, você também pode definir a entrega de leads por estado ou região.
Essa escolha é estratégica:
A escolha é sua!
Se preferir leads apenas do seu estado, o CJ vai trabalhar para te entregar somente esses.
Se preferir uma atuação nacional o CJ vai te entregar leads qualificados do país todo.
Quando o lead chegar dentro da sua conta do CJ, você vai receber as informações necessárias para fazer o atendimento:
Com esses dados em mãos, fica mais fácil entrar em contato e fechar negócio com agilidade.
Imagine o seu escritório fechando um novo contrato de alto valor logo nas primeiras conversas com o cliente.
Agora, pense no tempo e dinheiro que seriam necessários para encontrar esse cliente por conta própria.
É aí que a assinatura de leads do CJ se torna um investimento super inteligente e estratégico.
Com o Lead Jurídico, você paga somente pelo acesso aos leads qualificados e elimina a necessidade de:
Para você ter acesso a tudo isso, o CJ tem opções para quem está começando e para quem quer escalar.
Você pode escolher entre os seguintes planos:
Se seu escritório demandar mais leads, é só fazer um plano personalizado.
Se quiser saber mais sobre a Assinatura de Leads Jurídicos do CJ, é só entrar em contato com o nosso suporte ou deixar suas dúvidas aqui nos comentários.
Bom, agora que você já está por dentro da sua nova forma de conseguir clientes e alavancar seus lucros, tem um ponto muito importante que pode estar na sua cabeça…
Ceci, é legal adquirir leads jurídicos?
No próximo tópico você vai ver sobre isso.
Vem comigo!
A resposta é sim, desde que a geração desses leads respeite as normas éticas da OAB.
O Provimento 205/2021 da OAB modernizou as regras sobre publicidade na advocacia.
Ele permite o marketing jurídico, desde que tenha caráter informativo e sóbrio.
O que é vedado é a captação de clientes (abordagem ativa e indiscriminada de pessoas) e a mercantilização da profissão.
Quando você contrata a Assinatura de Leads do CJ, você não está fazendo uma prospecção ativa.
O CJ está fazendo uma publicidade informativa, e o potencial cliente entra em contato por vontade própria.
Você, advogado, recebe o contato de alguém que já solicitou ajuda.
Assim, a prática está em conformidade com o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Agora você possui um conhecimento que a maioria dos seus concorrentes ainda ignora.
A advocacia do futuro não espera o cliente bater à porta.
Ela constrói pontes para que as oportunidades certas cheguem até você, de forma previsível e constante.
O melhor de tudo é que, com a leitura deste post, você está por dentro do assunto e já pode assumir o controle da sua prospecção de clientes.
A Assinatura de Leads Jurídicos do CJ é a sua ponte.
É a ferramenta estratégica que transforma o potencial em lucro, permitindo que você saia na frente da concorrência enquanto foca no que realmente importa: seus clientes.
A decisão de acelerar seu crescimento é sua, e o momento é agora.
Cada dia de espera é uma carteira de clientes que você deixa de construir.
Está pronto para transformar sua prospecção?
É só entrar em contato com o nosso time de suporte.
Aproveita e conta nos comentários a sua experiência com os leads jurídicos.
Até a próxima!
Quem assina o CJ está sempre na frente de outros advogados! Afinal, são muitas as novidades e oportunidades que o programa oferece na hora certa! Aumente seu faturamento e se destaque entre milhares de advogados que vão chegar atrasados para as melhores ações.
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